PCA DA SONANGOL: AUMENTO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS É UMA NECESSIDADE




O presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Martins, disse que o aumento dos preços dos combustíveis é uma necessidade, porque a perolífera está a importar produtos refinados com custos acima das receitas obtidas com a venda no mercado nacional.


Isso significa, explicou, que actualmente Angola compra produtos refinados ao preço do mercado internacional, mas vende a um valor equivalente a uma taxa de câmbio de 155 kwanzas por cada dólar, preço fixado na última revisão e que já não se adequa com a realidade actual.


Actualmente, a taxa de câmbio ronda os 475 kwanzas por dólar, uma diferença de três a quatro vezes mais entre o preço que se compra no mercado externo e o valor a que se vende localmente.


“Nós vendemos a 30 cêntimos de dólar, quando os preços no mercado internacional rondam entre 1,20 e 1,30 dólares”, esclareceu.


Sublinhou que a Sonangol, na qualidade de parceira do Estado com responsabilidade social, tem trabalhado com os departamentos ministeriais das Finanças e Recursos Minerais e Petróleo, no sentido de se encontrar o melhor momento e equilíbrio do preço, que possa salvaguardar os interesses da empresa e do Estado como um todo.


Partilhar:

Enviar um comentário

KAMBA VIRTUAL Kamba Virtual. A SUA FONTE DE NOVIDADES EM UM CLICKTony Rodrigues